terça-feira, 10 de agosto de 2010

Waldorfzita



Não é grande novidade (not exactly rocket science) mas está demasiado calor. Claro que não é o suficiente para me desmotivar para cozinhar (acho que só o equivalente a uma bomba atómica o faria.. e mesmo assim desconfio que continuaria a cozinhar - até já estou a imaginar a cena, verde, ou a derreter, de volta do fogão...), mas faz-me repensar aquilo que quero comer. Calor afinal significa pouca vontade de fazer o que quer que seja - e a lei do menor esforço em culinária normalmente traduz-se em saladas! No cooking involved get it??!

Agora há saladas e saladas. Muitas delas são assemblagens e nem todas as assemblagens são arte. Há por aí muita salada-amálgama, muita salada-absurda que são mais misturada do que... salada! Então se tem fruta, é logo promovida a lugares de exotismo, como se fosse a mais nova coqueluche da cozinha de fusão. E, como de disparates está o mundo cheio, resolvi construir a minha própria versão da salada Waldorf- que também tem fruta, bem sei, mas é uma boa combinação.
Segundo um dos meus livros de culinária, uma salada Waldorf é um prato específico para uma ocasião especial. É daquelas coisas... Pessoalmente acho que eu própria sou ocasião especial para tudo, portanto não me incomodou nada construir uma versão desta salada para o meu almoço de trabalho um destes dias.. E usando restos, para sublinhar bem que nem todas as ocasiões especiais se fazem de gourmandises...

Para um (embora seja ajustável facilmente)
  • 1 Maçã encarnada (nada daquelas ocas e farinhentas- pequena e rija é como se quer)
  • 1 talo grande de aipo
  • Rúcola a gosto, ou caso não se goste agriões (mantendo assim o gosto apimentado) ou alface (not as nice)
  • duas colheres de sopa de arroz cozido frio
  • frango assado desfiado também a gosto
  • sumo de limão
  • 01 colher de chá de açúcar amarelo
  • Azeite, sal e pimenta q.b

E agora o "método" (peço desculpa, hoje estou "cheffy"): corta-se a maçã em meias luas finas, mantendo a casca e retirando apenas o centro. Colocam-se as meias luas numa taça e banham-se de sumo de limão misturado com o açúcar amarelo, reservando este preparado enquanto fazemos o resto da salada. Corta-se o aipo em meias luas (easy peasy: basta cortar no sentido da largura), mistura-se com o arroz e com a rucola, adiciona-se a maçã com o sumo de limão em que a marinámos durante o processo de preparação, adiciona-se o equivalente a uma colher de chá de azeite e... tuck in!!!

Pode ser simples mas resulta: a frescura do aipo e a acidez da maçã tornam-na refrescante, enquanto que o arroz e o frango a mantém substancial. E a parte melhor: saudável, nada de maioneses nem coisas que tais!!

Have fun,

Sem comentários:

Enviar um comentário